Os dez Youtubers Mais Ricos Do Brasil


Hiving Pesquisas Remuneradas


Imagina você emprestando dinheiro pra uma grande empresa! Parece inadmissível, porém este é o propósito das debêntures, um tipo de investimento conservador de renda fixa que costuma ter rentabilidade superior à da poupança e poderá ser acessado diretamente ou por meio de fundos de investimento. Debêntures são títulos de renda fixa emitidos pelas companhias para financiar seus projetos e operações. No momento em que uma pessoa compra debêntures, pela prática está emprestando dinheiro a uma empresa e receberá juros em vista disso. As corporações realizam isso por causa de é mais envolvente atrair dinheiro para seus projetos com investidores particulares, via debêntures, do que fazer empréstimos bancários.


E não há inevitabilidade de ter grandes valores. No entanto como tem êxito o pagamento dos juros? Isso depende de cada título. No momento que a debênture é emitida, neste instante estão definidas os regulamentos de rentabilidade. Em geral, os títulos de curto tempo são atrelados à taxa CDI (que se aproxima da taxa Selic) e os de alongado prazo são indexados pela inflação.


Isso significa que o investidor vai receber o percentual do IPCA do período da debênture mais um adicional de juros, que é acertado no instante da negociação. Para auxiliar com o desenvolvimento da infraestrutura do país, em 2011 o governo federal criou a lei que viabiliza a existência das debêntures incentivadas. Elas são emitidas por empresas exclusivamente pra projetos de infraestrutura, como construção de estradas, obras de saneamento ou expansão de redes de telecomunicações, como por exemplo. Nesses casos, quem investe nessas debêntures é isento de imposto de renda.


E aí está uma ótima oportunidade, porque os juros pagos pelas debêntures geralmente são superiores aos juros dos títulos emitidos pelos bancos, como os CDBs. Soma-se, portanto, a essa vantagem a isenção de imposto de renda. Há duas formas de investir em debêntures: diretamente ou por meio dos fundos de investimento especializados nesses títulos. “Para adquirir uma debênture diretamente, a pessoa deve entender bem a empresa que está emitindo, ver as garantias, a receita e muitas algumas variáveis. Por isso, necessita ter muito entendimento. A vantagem dos fundos é que eles executam todo este serviço pro investidor”, diz Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama. No caso dos fundos especializados em debêntures, os gestores analisam uma série de fatores, incluindo os números da organização (como receita e lucro líquido) e as garantias de pagamento (que conseguem ser bens imóveis ou outros ativos).


Os gestores bem como costumam se manter em contato eterno com as companhias que emitiram as debêntures ao longo da execução dos projetos, para se certificar de que elas terão caixa para pagar esses títulos. Nos fundos, existe ainda a diversificação das empresas emissoras, o que diminui os riscos para o investidor.


  • Onze maneiras de fazer dinheiro pela web

  • cinco dicas de que forma acrescentar as visitas de um web site com qualidade

  • Dicas de Multinivel

  • 4AUMENTANDO O ALCANCE

  • Outros créditos (financiamento de carro, cartão de crédito, empréstimos, …)

  • cinco Formação de critérios de notoriedade pra postagens relacionados à literatura



Seja diretamente ou por meio dos fundos, as debêntures são investimentos recomendados para médio e alongado prazos, a partir de 3 anos. “Não é um investimento pra reserva de urgência, é pra pessoa que tem objetivos específicos, em razão de não tem liquidez diária (ou melhor, não é possível sacar o dinheiro no dia desejado, em caso de indispensabilidade), diz Sandra. É respeitável, lembra Sandra, a todo o momento diversificar e nunca pôr todo o dinheiro num só tipo de investimento.


E também ter gestores experientes, outra vantagem de investir em debêntures por intermédio de fundos é a possibilidade de pôr pequenos valores. 1 mil a pessoa imediatamente consegue adquirir uma cota”, explica Eduardo Jotha, gestor do fundo Órama Debêntures Incentivadas. Nesse fundo específico, a taxa de administração é de 0,9%, uma das menores do mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *